domingo, 27 de dezembro de 2015

Projeto "Jornal da turma".

O projeto jornal da turma nos proporcionou muitas alegrias em 2015. Com a proposta pedagógica centrada no ensino aprendizagem as produções só contribuíram com o desenvolvimento das crianças.  
 Sabe-se que a liberdade de expressão é fundamental e de total necessidade para fluir o aprendizado, e o jornal de turma é uma ferramenta que nos remete a inúmeras possibilidades de estimular o aluno no sentido de refletir, e repensar sua escrita. Através do jornal de sala, os textos ficam muito mais ricos, e as possibilidades de aprendizagem aumentam gradativamente. 
Nas três edições o crescimento de cada criança foi bastante visível. 
Na primeira edição os alunos foram estimulados, incentivados a produzir textos,  que mesmo com dificuldade suas produções foram satisfatórias.


A 2ª edição foi marcada pela espontaneidade das crianças.



A 3ª edição envolveu bastante a turma


Jornal "A nossa voz" Mais comunicação, mais informação, mais prazer!


sábado, 28 de março de 2015

Aula de Matemática

Planejamento Diário
Disciplina: Matemática
Tema: Estimar e contar
Material: Livro didático, cartolina, copos descartáveis, saquinhos de pipoca, lápis, papel ofício, quadro de números
Objetivo: Utilizar os números para estimar e contar

Orientações didáticas
Tempo de jogos e brincadeiras
- Sondar o que os alunos já sabem sobre estimativa.
- Registrar em cartolina as repostas dos alunos.
- Explicar que estimar é calcular mentalmente de maneira aproximada.
- Formar grupos com quatro alunos, entregar a cada grupo um saco com pipocas e cinco copos descartáveis.
- Perguntar quantas pipocas eles acham que tem no saco. (É importante sempre fazer o registro das respostas dos alunos).
- Pedir que os grupos encham os copos de pipocas, contem quantos copos  usaram e quantas pipocas tem em cada copo.

Tempo de registro

Entregue a cada aluno uma xerox de um quadro, peça que registrem as estimativas e a quantidade exata   de cada saquinho de pipoca. Hora da festa! Após trabalho realizado liberado para degustar pipocas deliciosas.








sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Aula de Matemática

Turma: 2º ano A
Material: Tarjetas com números, barbante, caderno e lápis e quadro branco.
Conteúdo: Brincadeira "Cama de gato" .
Objetivos: Ampliar o conhecimento numérico; Compreender a sequencia numérica do números até 26 na ordem crescente e decrescente; Conhecer o sucessor e antecessor de um número.

TEMPO DE JOGOS E BRINCADEIRAS

_ Preparar  tarjetas com os números de 1 a 26. Organizar os alunos em circulo e fixar uma tarjeta com um número em cada aluno , numa sequencia desordenada.
_ Iniciar a brincadeira explicando que o novelo de fio deve passar por baixo, deve ser lançado para o aluno do número sucessor, ou seja, em uma sequencia na ordem crescente.
_ O aluno que tem o número 1 faz o lançamento para o aluno do número 2 e, assim sucessivamente até terminar os números, criando-se um emaranhado de fios chamado, "Cama de gato".
_ A cama de gato deve ser desfeita, fazendo a recitação inversa da sequencia, ou seja, o aluno de número 26 lança o novelo para o aluno de número 25 até chegar ao número 1 realizando uma sequencia na ordem decrescente.

TEMPO DE CONVERSA
_ Propôr aos alunos que recitarem os números na ordem crescente e decrescente. Para melhorar a compreensão, no momento da recitação o professor escreve os números no quadro branco, tanto na ordem crescente como na ordem decrescente. chamar a tenção dos alunos com relação ao sucessor e antecessor de um número.

TEMPO DE REGISTRO

Pedir que os alunos representem a brincadeira através de desenho, escrevendo os números corretamente.

AVALIAÇÃO
Desempenho individual e coletiva de acordo com participação.


FOTOS
 




domingo, 4 de janeiro de 2015

Projeto de Leitura e escrita "Tempo Integral"





PROJETO DE LEITURA E ESCRITA

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Projeto: “VIAJANDO NO MUNDO DAS LETRAS”
ESCOLA: DE ENSINO FUNDAMENTAL “AÉCIO DE BORBA”.
MUNICÍPIO: APUIARÉS-CE.
IDEALIZAÇÃO: PROFESSORA MARIA DALVANI DE SOUSA.
APOIO: NUCLEO GESTOR FORMADO PELA DIRETORA EDVANIA UCHOA, COORDENADORA PEDAGÓGICA IMACULADA RIBEIRO E COORDENADORA ADJUNTA MARIA DA CRUZ ALBANO.
EXECUÇÃO: PROFESSORES DO TEMPO INTEGRAL “DALVANI SOUSA, ANGELÚCIA CARDOSO, E PROFESSOR  ERIVALDO ALVES.
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 2º ANO TEMPO INTEGRAL.
EXECUÇÃO DO PROJETO: DE JULHO A DEZEMBRO DE 2014.

1-       INTRODUÇÃO
O presente Projeto: “VIAJANDO NO MUNDO DAS LETRAS”, será oferecido aos alunos
da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Aécio de Borba” do Município de Apuiarés-CE. Como projeto pedagógico, destina-se a atender aos alunos das turmas do 2º ano de Tempo Integral. Sabe-se, que a educação vem se transformando e sendo realizada no conjunto dos movimentos sociais, das lutas e organizações do povo. Nota se, que essa educação só é possível se o público alvo for mantido na escola. Assim surge a Escola de Tempo Integral.
              A Educação Integral está presente na legislação educacional brasileira como: Constituição Federal (CF), nos artigos 205, 206 e 227; no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), (Lei nº 9089/1990); Na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) (Lei nº 9394/1996), nos artigos 34 e 87; no Plano Nacional de Educação (PNE), (Lei nº 10.179/01) e no Fundo Nacional de manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico e de Valorização do Magistério (Lei nº 11.494/2007).
              A Educação Integral também compõe as ações previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação, o qual prevê que a formação do estudante seja feita, além da escola, com a participação da família e da comunidade.   Sendo assim, a escola de Tempo Integral aborda as três diferentes categorias de habilidades: Cognitivas, Social e Emocional. Os nossos educandos precisam ser incentivados a pensar e agir por si próprios, assumindo sua condição de sujeitos da aprendizagem, e da cultura do meio onde vivem.
              Há alguns anos, políticas públicas sociais e educacionais estão sendo elaboradas de modo a oferecer uma educação de qualidade para todos, porque a educação é um direito de todos. Assim, segundo essa visão, a educação deve ser realizada como um instrumento do desenvolvimento e este se concretiza e materializa no dia a dia das crianças dentro da realidade onde vivem.
             Com esse pensamento é que este projeto foi idealizado, com a proposta inicial de incentivar as crianças a superarem as dificuldades na leitura, na produção de texto e no convívio social, oferecendo-lhes oficinas que visem a superação dessas dificuldades no Tempo Integral.

2-  JUSTIFICATIVA      

             O projeto “VIAJANDO NO MUNDO DAS LETRAS” tem como principal finalidade desenvolver oficinas de leitura, produção textual e de bons hábitos de convivência, na tentativa de avançar na proposta de alfabetização e letramento através da leitura, do estimulo no convívio com os demais membros da escola, da interação com os colegas e o desenvolvimento de atividades lúdicas explorando as salas de informática e leitura.
             A Escola de Tempo Integral é um dos caminhos para construção do conhecimento e do saber, cria oportunidades para uma vida plenamente cidadã. Mostra que a ampliação do tempo físico é possível ensinar de modo sedutor, instigando a curiosidade, levando ao questionamento, à dúvida, à reflexão, ampliando a visão de mundo do aluno, contribuindo para sua formação cultural e ética, tecer correlações entre as disciplinas e a realidade vivida pelos alunos.
         Utilizando recursos acessíveis com a proposta do projeto “VIAJANDO NO MUNDO DAS LETRAS”, estaremos contribuindo para a melhoria das condições de ensino em nossa escola nas turmas de 2º Ano do Tempo Integral, sobretudo, nos aspectos relacionados as atividades lúdicas. Com isso acredita-se que estaremos mais próximos de alcançar nosso principal objetivo, que é de mediar o conhecimento real e potencial, através da leitura, criando situações que suscitem a discussão acerca de valores, morais, sentimentos e atitudes. 

        3- OBJETIVO GERAL:
            
           Criar situações para que o exercício da leitura e escrita produzam reações e interação, não servindo apenas como uma atividade meramente de cópia ou de decodificação dos sinais gráficos, fomentando o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, fazendo com que a leitura tenha sentido, e esteja contextualizada, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado para a vida do aluno na comunidade em que está inserido.

      4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  -Melhorar o índice de leitura dos alunos.
- Proporcionar aos alunos o hábito e o prazer da leitura;
- Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual; 
-Incentivar a formação de leitores;
-  Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos e com maior facilidade de interpretação;
- Conduzir os alunos para uma formação intelectual e cognitiva ampliando seus conhecimentos e suas capacidades criativas.
-Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores e tipos de leitura.
 -Desenvolver a oralidade das crianças.
 - Despertar nos educandos a importância da leitura através da arte.
 - Desenvolver nas crianças o apreço pela leitura através da poesia e da música.
 -Reconhecer a leitura como algo imprescindível na relação com o meio em que estão inseridos;
 - Diferenciar os tipos de leitura existentes ao nosso redor no cotidiano.

       5- METAS 

              Promover aos alunos das turmas do 2º ano de Tempo Integral da Escola de Ensino Fundamental Aécio de Borba, momentos de lazer, descontração e desenvolvimento do saber através da leitura de diversos gêneros textuais de maneira atraente, que possa ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas.

       6- METODOLOGIA
             Com a ampliação do tempo Integral no âmbito escolar, é possível apresentar uma metodologia de modo sedutor e prazeroso, instigando a curiosidade, levando a reflexão e ampliação de mundo do aluno, possibilitando a oportunidade de avanços e aprendizagem progressiva.  A Escola de Ensino Fundamental Aécio de Borba, preocupada em formar bons leitores apresenta o Projeto “Viajando no Mundo das letras”, com intuito de tornar a leitura um momento de prazer para seus alunos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) a formação de um aluno leitor crítico se faz a partir do momento em que o professor mostra aos alunos o prazer da leitura, isso ocorre quando seu trabalho usa de textos diversificados e que vão de encontro com a realidade do aluno. O papel da escola não é só fazer com que os alunos leiam e produzam textos, mas sim, que leiam e produzam de modo que cada criança seja capaz de gerir sozinha sua tarefa de leitura e escrita.

           O presente projeto será organizado e desenvolvido passo a passo. De acordo com a proposta a professora deve selecionar alguns textos de variados gêneros textuais como: fábulas, contos, parlendas, trava-línguas, jornais, revistas, letras de música, advinhas, poesia, receitas, gibis etc. Os alunos devem serem motivados a realização de pesquisas principalmente usando a ferramenta da internet, e incentivados ao contato com a leitura diariamente. A leitura diária de variados tipos de texto, contribuirá para o aluno se aproximar dos livros e criar o hábito de leitura, esse tipo de atividade será realizada no momento da Contação de história. Cabe a professora estar sempre usando a criatividade, inovando tanto no espaço físico como na dinâmica da atividade para que todos os alunos assumam seu papel desenvolvendo o prazer pela leitura. 

As atividades serão publicadas a cada etapa realizada. 



 6- CRONOGRAMA
                                
Junho     
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro 

Elaboração do Projeto
   X
    X


Trabalhando com jornais escritos


    X




Leitura e dramatização de parlenda e trava-língua



    X




Produção de textos
     X
    X
     X
      X
         X
      X
Ilustrações de Textos

     X
    X
     X
      X
         X
      X
Roda de Leitura

     X
    X
     X
      X
         X
      X
Dramatização
    X
     X
      X
         X
      X
Trabalhando LETRA e MÚSICA dos hinos (Nacional, Independência e do Município)




    X



Exposições de cartazes
     X
     X
      X
       X
          X
         X
Organizações das atividades para a exposição do projeto

     X
     X
      X
      X
          X
         X
Música “Venícios de Morais”




      X


“Receita” Sanduíche da Maricota




      X


Leitura de diversos poemas
   
   


          X

Produção de poemas
    
          X

Confecção de varal de poemas
    
    
          X

Sarau de poemas




    
          X

Histórias em Quadrinho




      X


Montagem de portfólio: histórias em quadrinho

    

    
      X
     




Temática “Natal”






       X
Apresentações finalizando o projeto

       X

7- RECURSOS
HUMANOS:
ü  Gestão escolar.
ü  Coordenadora da Sala de leitura.
ü  Coordenação pedagógica.
ü  Professores e alunos.
ü  Famílias da comunidade escolar.

 MATERIAIS:
      Vídeos pertinentes aos temas abordados durante a execução do projeto; Pesquisa na internet pertinentes aos temas; Computador, Notebook e impressora; Livros para recorte, contos, Literatura infantil PAIC, Cartolinas; Papel madeira; Papel cartão; Tesouras; CDs de histórias infantis; Cola, Barbante, Pregadores, TNT, EVA, Fita adesiva, Cadernos, Lápis, Borracha, Lápis de cor, Papel ofício A4, Pincéis Atômico, Revistas em quadrinho, Pense, Nova escola, Ciências hoje e outras. Jogos educativos, Xérox, Jornais escritos, material de reciclagem (garrafas pet, cd, dvd, caixas etc).

 8- AVALIAÇÃO
   Ao longo dos anos percebe-se a evolução do conceito de avaliação de aprendizagem. Acredito em uma avaliação que parte de uma concepção de apreensão de conhecimento mas dinâmica e criativa onde o aluno é visto como sujeito do processo, ativo, que não só memoriza e reproduz conhecimentos, mas também os constrói.
  De acordo com os PCNs (1998), a avaliação é parte importantíssima no processo educacional, que vai muito além da realidade tradicional, focalizando o próprio controle externo do aluno por meio de notas e também os conceitos que não poderíamos deixar de abordá-los. De acordo com os PCNs (p.79): “a função da avaliação é alimentar, sustentar e orientar a ação pedagógica e não apenas constatar um certo nível de conhecimento do aluno... torna- se deste modo uma atividade iluminada e alimentadora do processo do ensino, aprendizagem, uma vez que dá retorno ao professor sobre como melhorar a qualidade do ensino, possibilitando correções no percurso, e retorno ao aluno sobre seu próprio desenvolvimento”.
             Durante o desenvolvimento do projeto, serão analisados possíveis falhas e oportunizando as correções necessárias, dessa forma, o aluno será participante ativo do processo de avaliação, em todos os momentos, oportunizando-o a também se auto avaliar. Participação na avaliação é sinônimo de avaliação permanente. Aprender a avaliar-se e a criticar-se para melhorar é a contribuição central da participação para a avaliação.
No encerramento do projeto será feito uma culminância com apresentações artísticas e um portfólio contendo o registro das atividades desenvolvidas pelos alunos da turma durante o projeto contendo fotos.

9- CONCLUSÃO
A leitura é o alicerce para a construção do aprendizado, por tanto prática fundamental para que as crianças possam, desde cedo expressar suas ideias e desenvolver a sua imaginação. Fazer com que a criança acredite e entenda que leitura não é obrigação, mas sim uma realidade rica e informativa é papel do educador. Durante o desenvolvimento do projeto,foram usadas metodologias diversificadas no intuito de despertar no educando o interesse e a paixão através de uma leitura prazerosa, a fim de transformar o desenvolvimento letrado do aluno, O projeto foi desenvolvido com sucesso. As estratégias usadas pelo professor podem despertar no aluno a simpatia ou a antipatia pelo exercício de lê. Observando o desenvolvimento das ações do projeto em discussão principalmente a exposição de variados tipos de texto ao convívio do educando, a leitura feita pelo professor que serve de exemplo para o aluno, a prática diária de leitura, as apresentações artísticas, o contato com a música, possibilita a aprendizagem. Foi muito agradável ver os frutos colhidos.