Conselho Estadual de Educação
Coordenadoria Estadual de Formação de Executivos
Escolares para a Educação Básica (CEFEB)
1. IDENTIFICAÇÃO
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Nome do Projeto
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Ler por prazer:
Por que ler é um ato de
amor.
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Escola e Endereço (incluir CEP)
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Escola de Ensino Fundamental José Januário
da Mota. Localidade de Monte Alverne- Apuiarés-CE. CEP 62630000
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Responsável pela gestão do projeto
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Maria Dalvani de Sousa Guimarães
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Parcerias
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PROFESSORAS:
MARIA LUCINEIDE BRAGA; ROSA ELIÁRIA DA SILVA CASTRO; FRANCISCA HELENA QUINTO
SOARES, LÚCIA HELENA DE SOUSA GUIMARÃES, RAIMUNDO NONATO GUIMARÃES e SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE APUIARÉS.
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2. JUSTIFICATIVA
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Ao
iniciarmos o ano letivo de 2008, nos deparamos com uma realidade pouco
agradável, com relação ao desenvolvimento intelectual dos alunos. Diante de
tal necessidade e, com a certeza de que o processo de alfabetização só
desabrocha com o desenvolvimento da leitura e escrita a escola de Ensino
Fundamental José Januário da Mota, resolveu elaborar um projeto de leitura e
escrita intitulado “PROJETO LER POR PRAZER: POR QUE LER É UM ATO DE AMOR”, no
intuito de despertar no educando o interesse e a paixão através de uma
leitura prazerosa.
Saber
ler é uma atividade indispensável na vida do ser humano para construir e,
ampliar conhecimentos sobre o mundo que o cerca. O projeto “Ler por prazer: Por que ler é um
ato de amor”, foi elaborado no intuito de transformar, colaborar no
desenvolvimento da cultura letrada dos educando e, envolver a comunidade
despertando em todos, o prazer pela leitura permitindo-os, a ter contato com
os livros e conhecer os vários gêneros textuais da nossa literatura infantil.
Dominar
a leitura é ter acesso aos bens culturais, é descerrar outros mundos; é fortalecer
o processo de construção do saber; é alcançar níveis mais elevados de
pensamento e de consciência critica; é alcançar patamares mais altos na
cultura falada. Por isso, é necessário que a criança reconheça a linguagem
escrita como um instrumento de comunicação, de inserção na sociedade.
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3. OBJETIVOS
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3.1 – Geral
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Envolver
a comunidade local pais, alunos e amigos incentivando, despertando-nos mesmos
o apreço pela leitura através de uma leitura prazerosa e reflexiva e, assim
valorizar a construção do conhecimento na formação do cidadão.
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3.2 –
Específicos
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a)
Desenvolver a habilidade de leitura de forma prazerosa.
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b)
Despertar nos educandos a importância da leitura para a vida.
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c)
Despertar nas famílias a importância da leitura na formação do cidadão.
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4.
METODOLOGIA
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O
projeto “LER POR PRAZER: POR QUE LER É
UM ATO DE AMOR”, tem um cronograma a ser executado. Durante o seu
desenvolvimento com atividades interdisciplinares sendo trabalhado
semanalmente, o referido projeto terá seu encerramento no final de cada ano
letivo, sendo renovado de acordo com as necessidades apresentadas no âmbito
escolar. O acompanhamento deve ser feito através de relatórios mensais de
acordo com o desenvolvimento de cada criança nas ações propostas.
No final de cada ano letivo será realizado
um momento festivo onde os alunos apresentam seus conhecimentos adquiridos
através de dramatização, e apresentações artísticas.
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Nº de Ordem
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5. ATIVIDADES
PREVISTAS
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01
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Criar
na sala de aula um circuito de leitura em que os alunos possam ter contato
com os vários gêneros textuais.
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02
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Palestras de conscientização e incentivo a
leitura
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03
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Utilização dos diversos tipos de textos
literários
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04
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Confeccionar
uma maleta que cada semana um aluno leva pra casa com livros de literatura
infantil e preenche a ficha de leitura e os pais participam.
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05
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Empréstimo de livros aos alunos, familiares
e amigos
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06
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Oficina de dramatização literária
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07
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Produções textuais
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08
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Contação de histórias infantis
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09
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Produção de paródias
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10
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Lançamento de livros
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11
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Dia do autógrafo
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12
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Premiação para os alunos que lerem o maior
número de livros durante o ano letivo, motivação.
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6- RESULTADOS ESPERADOS DO PROJETO
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Para o(a) Cursista
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Para a Escola
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Para a Comunidade, incluindo os
Parceiros
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O
gestor possui várias habilidades, no entanto a que mais se aproxima da
realidade em vigor é a capacidade de trabalhar em equipe. O gestor da escola
é considerado como um grande desafio pedagógico, função que é reconhecida
como um dos elementos determinantes no desempenho da escola e muitas vezes
expresso pelo resultado alcançado. Por tanto é necessário que esse gestor
esteja sempre com o foco na aprendizagem afim de garantir um ensino aprendizagem
de qualidade e prazeroso, ou seja, o
sucesso e o fracasso de uma escola também é de responsabilidade do
gestor escolar. Esse projeto foi um
sucesso por que foi executado em parceria onde cada um desenvolveu sua
habilidade garantindo que as metas desejadas fossem alcançadas.
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A escola é um espaço
físico interligado a sociedade e deve ser direcionada na perspectiva de
formar cidadãos. Levar o aluno a ter contato direto com a linguagem escrita,
tornando a convivência diária em um ambiente onde a em um ambiente onde a
língua escrita é visível com certeza o léxico da criança ficará cheio de
informações e essa criança terá mais facilidade no processo de aprendizagem.
Esse projeto foi muito proveitoso e proporcionou muitas alegrias e conquistas
para todos os envolvidos direto e indiretamente no projeto.
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A comunidade considerada
parte fundamental que contribuiu significativamente para o sucesso do projeto
que propôs transformar a leitura em um mecanismo facilitador no processo
ensino-aprendizagem das crianças da escola de ensino fundamental José
Januário da Mota, se mostrou satisfeita com os resultados.
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RELATÓRIO DESCRITIVO DO PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR
1- Ressaltar
os resultados positivos do Projeto para os cursistas.
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Analisando
o projeto hoje, vejo a grande dimensão que teve. As estratégias usadas pelo
professor podem despertar no aluno a simpatia ou a antipatia pelo exercício
de lê. Observando o desenvolvimento das ações do projeto em discussão
principalmente a exposição de variados tipos de texto ao convívio do
educando, a leitura feita pelo professor que serve de exemplo para o aluno, a
prática diária de leitura, as apresentações artísticas, o contato com a
música, possibilita a aprendizagem. Foi muito agradável ver os frutos
colhidos.
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2- Registrar os efeitos do Projeto
para a Escola e para a Comunidade.
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A leitura é o alicerce para a
construção do aprendizado, por tanto prática fundamental para que as crianças
possam, desde cedo expressar suas ideias e desenvolver a sua imaginação.
Fazer com que a criança acredite e entenda que leitura não é obrigação, mas sim
uma realidade rica e informativa é papel do educador. Durante o
desenvolvimento do projeto, os professores usaram metodologias diversificadas
no intuito de despertar no educando o interesse e a paixão através de uma
leitura prazerosa, a fim de transformar o desenvolvimento letrado do aluno. O
projeto foi desenvolvido com sucesso em 2008 e, é reformulado e adaptado de
acordo com as necessidades apresentadas no âmbito escolar.
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3-Sinalizar
as perspectivas de continuidade do Projeto.
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Com as mudanças ocorridas
na sociedade, a leitura tornou-se indispensável na vida das pessoas. Com o surgimento
das novas tecnologias, o prazer pelas máquinas eletrônicas ficou cada vez
mais poderoso, e a leitura ganhou uma nova dimensão, principalmente a área da
linguística. Neste contexto a escola deve se organizar em função desse novo
conceito de leitura, oferecendo aos nossos pequenos, atividades diferenciadas
com a metodologia voltada para o incentivo à leitura.
Fico muito triste em saber
que um projeto que nos proporcionou a vitória de três FICA, o índice de
alfabetização foi elevado em mais de 60% por cento, ainda assim os atuais
gestores não dão continuidade a um trabalho que foi iniciado executado com
tanto carinho.
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MONTE
ALVERNE, APUIARÉS- CEARÁ.
21
DE OUTUBRO DE 2013
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