segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PROJETO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR

Conselho Estadual de Educação
Coordenadoria Estadual de Formação de Executivos Escolares para a Educação Básica (CEFEB)


1.   IDENTIFICAÇÃO
Nome do Projeto

Ler por prazer:
Por que ler é um ato de amor.
Escola e Endereço (incluir CEP)

Escola de Ensino Fundamental José Januário da Mota. Localidade de Monte Alverne- Apuiarés-CE. CEP 62630000
Responsável pela gestão do projeto


Maria Dalvani de Sousa Guimarães
Parcerias
PROFESSORAS: MARIA LUCINEIDE BRAGA; ROSA ELIÁRIA DA SILVA CASTRO; FRANCISCA HELENA QUINTO SOARES, LÚCIA HELENA DE SOUSA GUIMARÃES, RAIMUNDO NONATO GUIMARÃES e SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE APUIARÉS.

2.   JUSTIFICATIVA
Ao iniciarmos o ano letivo de 2008, nos deparamos com uma realidade pouco agradável, com relação ao desenvolvimento intelectual dos alunos. Diante de tal necessidade e, com a certeza de que o processo de alfabetização só desabrocha com o desenvolvimento da leitura e escrita a escola de Ensino Fundamental José Januário da Mota, resolveu elaborar um projeto de leitura e escrita intitulado “PROJETO LER POR PRAZER: POR QUE LER É UM ATO DE AMOR”, no intuito de despertar no educando o interesse e a paixão através de uma leitura prazerosa.
Saber ler é uma atividade indispensável na vida do ser humano para construir e, ampliar conhecimentos sobre o mundo que o cerca.  O projeto “Ler por prazer: Por que ler é um ato de amor”, foi elaborado no intuito de transformar, colaborar no desenvolvimento da cultura letrada dos educando e, envolver a comunidade despertando em todos, o prazer pela leitura permitindo-os, a ter contato com os livros e conhecer os vários gêneros textuais da nossa literatura infantil. Dominar a leitura é ter acesso aos bens culturais, é descerrar outros mundos; é fortalecer o processo de construção do saber; é alcançar níveis mais elevados de pensamento e de consciência critica; é alcançar patamares mais altos na cultura falada. Por isso, é necessário que a criança reconheça a linguagem escrita como um instrumento de comunicação, de inserção na sociedade.


3.   OBJETIVOS
3.1 – Geral

Envolver a comunidade local pais, alunos e amigos incentivando, despertando-nos mesmos o apreço pela leitura através de uma leitura prazerosa e reflexiva e, assim valorizar a construção do conhecimento na formação do cidadão.
3.2 – Específicos

a) Desenvolver a habilidade de leitura de forma prazerosa.
b) Despertar nos educandos a importância da leitura para a vida.
c) Despertar nas famílias a importância da leitura na formação do cidadão.

4.   METODOLOGIA



 O projeto “LER POR PRAZER: POR QUE LER É UM ATO DE AMOR”, tem um cronograma a ser executado. Durante o seu desenvolvimento com atividades interdisciplinares sendo trabalhado semanalmente, o referido projeto terá seu encerramento no final de cada ano letivo, sendo renovado de acordo com as necessidades apresentadas no âmbito escolar. O acompanhamento deve ser feito através de relatórios mensais de acordo com o desenvolvimento de cada criança nas ações propostas.
No final de cada ano letivo será realizado um momento festivo onde os alunos apresentam seus conhecimentos adquiridos através de dramatização, e apresentações artísticas. 




Nº de Ordem

5.   ATIVIDADES PREVISTAS

01
Criar na sala de aula um circuito de leitura em que os alunos possam ter contato com os vários gêneros textuais.
02
Palestras de conscientização e incentivo a leitura
03
Utilização dos diversos tipos de textos literários
04
Confeccionar uma maleta que cada semana um aluno leva pra casa com livros de literatura infantil e preenche a ficha de leitura e os pais participam.
05
Empréstimo de livros aos alunos, familiares e amigos
06
Oficina de dramatização literária
07
Produções textuais
08
Contação de histórias infantis
09
Produção de paródias
10
Lançamento de livros
11
Dia do autógrafo
12
Premiação para os alunos que lerem o maior número de livros durante o ano letivo, motivação.
  
6- RESULTADOS ESPERADOS DO PROJETO
Para o(a) Cursista
Para a Escola
Para a Comunidade, incluindo os Parceiros
O gestor possui várias habilidades, no entanto a que mais se aproxima da realidade em vigor é a capacidade de trabalhar em equipe. O gestor da escola é considerado como um grande desafio pedagógico, função que é reconhecida como um dos elementos determinantes no desempenho da escola e muitas vezes expresso pelo resultado alcançado. Por tanto é necessário que esse gestor esteja sempre com o foco na aprendizagem afim de garantir um ensino aprendizagem de qualidade e prazeroso, ou seja, o  sucesso e o fracasso de uma escola também é de responsabilidade do gestor escolar.  Esse projeto foi um sucesso por que foi executado em parceria onde cada um desenvolveu sua habilidade garantindo que as metas desejadas fossem alcançadas. 
A escola é um espaço físico interligado a sociedade e deve ser direcionada na perspectiva de formar cidadãos. Levar o aluno a ter contato direto com a linguagem escrita, tornando a convivência diária em um ambiente onde a em um ambiente onde a língua escrita é visível com certeza o léxico da criança ficará cheio de informações e essa criança terá mais facilidade no processo de aprendizagem. Esse projeto foi muito proveitoso e proporcionou muitas alegrias e conquistas para todos os envolvidos direto e indiretamente no projeto.
A comunidade considerada parte fundamental que contribuiu significativamente para o sucesso do projeto que propôs transformar a leitura em um mecanismo facilitador no processo ensino-aprendizagem das crianças da escola de ensino fundamental José Januário da Mota, se mostrou satisfeita com os resultados.

ANEXO 1

RELATÓRIO DESCRITIVO DO PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR


1- Ressaltar os resultados positivos do Projeto para os cursistas.











Analisando o projeto hoje, vejo a grande dimensão que teve. As estratégias usadas pelo professor podem despertar no aluno a simpatia ou a antipatia pelo exercício de lê. Observando o desenvolvimento das ações do projeto em discussão principalmente a exposição de variados tipos de texto ao convívio do educando, a leitura feita pelo professor que serve de exemplo para o aluno, a prática diária de leitura, as apresentações artísticas, o contato com a música, possibilita a aprendizagem. Foi muito agradável ver os frutos colhidos.
2- Registrar os efeitos do Projeto para a Escola e para a Comunidade.










A leitura é o alicerce para a construção do aprendizado, por tanto prática fundamental para que as crianças possam, desde cedo expressar suas ideias e desenvolver a sua imaginação. Fazer com que a criança acredite e entenda que leitura não é obrigação, mas sim uma realidade rica e informativa é papel do educador. Durante o desenvolvimento do projeto, os professores usaram metodologias diversificadas no intuito de despertar no educando o interesse e a paixão através de uma leitura prazerosa, a fim de transformar o desenvolvimento letrado do aluno. O projeto foi desenvolvido com sucesso em 2008 e, é reformulado e adaptado de acordo com as necessidades apresentadas no âmbito escolar.

3-Sinalizar as perspectivas de continuidade do Projeto.









Com as mudanças ocorridas na sociedade, a leitura tornou-se indispensável na vida das pessoas. Com o surgimento das novas tecnologias, o prazer pelas máquinas eletrônicas ficou cada vez mais poderoso, e a leitura ganhou uma nova dimensão, principalmente a área da linguística. Neste contexto a escola deve se organizar em função desse novo conceito de leitura, oferecendo aos nossos pequenos, atividades diferenciadas com a metodologia voltada para o incentivo à leitura.
Fico muito triste em saber que um projeto que nos proporcionou a vitória de três FICA, o índice de alfabetização foi elevado em mais de 60% por cento, ainda assim os atuais gestores não dão continuidade a um trabalho que foi iniciado executado com tanto carinho.



                                     MONTE ALVERNE, APUIARÉS- CEARÁ.

21 DE OUTUBRO DE 2013

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