sexta-feira, 11 de março de 2016

PROJETO: “PIQUENIQUE LITERÁRIO”.

JUSTIFICATIVA: 
Diante das dificuldades encontradas no início do ano letivo, e do resultado apresentado no diagnóstico de leitura, pensou-se, em algo que pudesse envolver as crianças no mundo da leitura de forma prazerosa. Assim surgiu a ideia de adaptarmos o projeto: “Piquenique literário, ler é uma viagem” que transforma praças públicas dos estados brasileiros em locais propícios para a leitura, compõe a ambientação criada para gerar o prazer e encantamento pela leitura. Inserir no contexto da leitura ambientes diferentes da sala de aula, espaços livres onde a prática da leitura acontecesse sem nem uma obrigação, transformando-se em uma ação espontânea e prazerosa parecia uma ótima ideia. Assim surgiu o projeto Piquenique literário” na Escola de Ensino Fundamental Aécio de Borba.  Para Barbosa  1994, p. 141: “A escola deve se organizar em função de um novo conceito de leitura, que supõe a adoção de um novo processo de aprendizagem”. Nesse sentido, a escola procurou se organizar com convicção, foco, determinação, na esperança de que juntos somos capazes de transformar não só o desenvolvimento letrado dos alunos, mas, principalmente tornar caro o sentimento pela vida. 

OBJETIVO (S): 
Incentivar o hábito de leitura entre as crianças.
Promover momentos de leitura prazerosa na escola.
Envolver os alunos e a comunidade escolar no mundo da leitura, desenvolvendo a cultura letrada de forma prazerosa.

METODOLOGIA:
Conversa informal.
Organização do ambiente de forma que favoreça a atividade de leitura prazerosa. (Pátio da escola, praças, etc.);
Dramatização de textos lidos;
Socialização de histórias lidas pelos alunos;
Palestra com intuito de conscientizar os alunos para a conservação dos livros;
Orientação de manuseio dos livros;
Empréstimo de livros aos alunos para compartilhar  leitura com familiares;
Roda de leitura e oralidade;
Contação de história;
Apresentação de vídeos educativos;
Entrega de medalhas para os alunos que se destacaram na leitura.

RESULTADOS:
A interação entre as turmas, um ambiente agradável, e o alimento associados à leitura, tornaram os momentos prazerosos e estimulantes, levando-nos a acreditar que o objetivo desejado foi alcançado. Pode se dizer que as ações realizadas no desenvolvimento do projeto “Piquenique literário” na Escola de Ensino Fundamental Aécio de Borba surtiram efeito positivo. Percebemos muitas mudanças no comportamento  não só das crianças, mas também de seus familiares e toda comunidade escolar. Muitas crianças passaram a ler mais na sala de aula para poderem participar no momento de oralidade no piquenique, pediam livros emprestados e levavam para casa, ato que favorecia na mudança de hábitos da prática de leitura em seus lares. Outras, ficavam eufóricos com a possibilidade de um próximo encontro  que chamavam de, “Nosso piquenique”. A satisfação de cada um foi o que mais nos motivou a continuar promovendo momentos prazerosos e estimulantes, acreditando que poderíamos contribuir com a formação de mais crianças leitoras.

CONCLUSÃO:
O Projeto “Piquenique literário” foi uma ponte que contribuiu para a formação leitora de muitas crianças da Escola de Ensino Fundamental Aécio de Borba. Com o desenvolvimento das ações do projeto supracitado foram superadas muitas barreiras, o que tornou possível transformar a realidade encontrada. No final do ano letivo, foi  promovido a  entrega de medalhas para os alunos que se destacaram no quesito leitura como forma de reconhecimento pelo resultado obtido. A função da escola não é só ensinar a ler mecanicamente, mas considerar a leitura como um meio imprescindível para a construção de saberes e um poderoso instrumento contra a alienação.
REFERÊNCIAS : 
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1994.
http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/leitura-espontanea-prazerosa.
http://www.lereumaviagem.com.br/piquenique-literario.

"A leitura não é uma atividade elitizada, mas uma ferramenta de transformação social dos indivíduos." (Julian Correa)











Nenhum comentário:

Postar um comentário