Diante das
dificuldades encontradas no início do ano letivo, e do resultado apresentado no
diagnóstico de leitura, pensou-se, em algo que pudesse envolver as crianças no
mundo da leitura de forma prazerosa. Assim surgiu a ideia de adaptarmos o
projeto: “Piquenique
literário, ler é uma viagem” que transforma praças públicas dos estados
brasileiros em locais propícios para a leitura, compõe a ambientação criada
para gerar o prazer e encantamento pela leitura. Inserir no contexto da leitura ambientes diferentes da
sala de aula, espaços livres onde a prática da leitura acontecesse sem nem uma
obrigação, transformando-se em uma ação espontânea e prazerosa parecia uma
ótima ideia. Assim surgiu o projeto “Piquenique literário” na Escola de Ensino Fundamental
Aécio de Borba. Para Barbosa 1994, p. 141: “A escola deve se organizar em
função de um novo conceito de leitura, que supõe a adoção de um novo processo
de aprendizagem”. Nesse
sentido, a escola procurou se organizar com
convicção, foco, determinação, na esperança de que juntos somos capazes de
transformar não só o desenvolvimento letrado dos alunos, mas, principalmente
tornar caro o sentimento pela vida.
OBJETIVO
(S):
•Incentivar
o hábito de leitura entre as crianças.
•Promover
momentos de leitura prazerosa na escola.
•Envolver
os alunos e a comunidade escolar no mundo da leitura, desenvolvendo a cultura
letrada de forma prazerosa.
METODOLOGIA:
•Conversa informal.
•Organização do ambiente de forma que favoreça a atividade de
leitura prazerosa. (Pátio da escola, praças, etc.);
• Dramatização de textos lidos;
•Socialização de histórias lidas pelos alunos;
•Palestra com intuito de conscientizar os alunos para a
conservação dos livros;
•Orientação de manuseio dos livros;
•Empréstimo de livros aos alunos para compartilhar leitura com familiares;
•Roda de leitura e oralidade;
• Contação de história;
• Apresentação de vídeos educativos;
•Entrega de medalhas para os alunos que se destacaram na
leitura.
RESULTADOS:
A
interação entre as turmas, um ambiente agradável, e o alimento associados à
leitura, tornaram os momentos prazerosos e estimulantes, levando-nos a
acreditar que o objetivo desejado foi alcançado. Pode se dizer que as ações
realizadas no desenvolvimento do projeto “Piquenique literário” na Escola de
Ensino Fundamental Aécio de Borba surtiram efeito positivo. Percebemos muitas
mudanças no comportamento não só das
crianças, mas também de seus familiares e toda comunidade escolar. Muitas
crianças passaram a ler mais na sala de aula para poderem participar no momento
de oralidade no piquenique, pediam livros emprestados e levavam para casa, ato
que favorecia na mudança de hábitos da prática de leitura em seus lares. Outras,
ficavam eufóricos com a possibilidade de um próximo encontro que chamavam de, “Nosso piquenique”. A
satisfação de cada um foi o que mais nos motivou a continuar promovendo
momentos prazerosos e estimulantes, acreditando que poderíamos contribuir com a
formação de mais crianças leitoras.
CONCLUSÃO:
O Projeto “Piquenique literário” foi uma ponte que contribuiu
para a formação leitora de muitas crianças da Escola de Ensino Fundamental
Aécio de Borba. Com o desenvolvimento das ações do projeto supracitado foram
superadas muitas barreiras, o que tornou possível transformar a realidade
encontrada. No final do ano letivo, foi
promovido a entrega de medalhas
para os alunos que se destacaram no quesito leitura como forma de reconhecimento
pelo resultado obtido. A função da escola não é só ensinar a ler mecanicamente,
mas considerar a leitura como um meio imprescindível para a construção de
saberes e um poderoso instrumento contra a alienação.
REFERÊNCIAS :
•BARBOSA,
José Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1994.
•http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/leitura-espontanea-prazerosa.
•http://www.lereumaviagem.com.br/piquenique-literario.
"A leitura não é uma atividade
elitizada, mas uma ferramenta de transformação social dos indivíduos."
(Julian Correa)
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