sábado, 28 de dezembro de 2013

PLANO DE AULA

TÍTULO: Aprendendo a grafia dos nomes
TEMA: Aprendendo ortografia
TURMA: 3º Ano 

1. OBJETIVOS

   1.1. Objetivo Geral
           Sistematizar a grafia das palavras que contêm sílabas formadas com r inicial,
           r brando e rr duplo.

   1.2. Objetivos Específicos
          _ Compreender as diferenças de som e significados produzidos pela presença de
              r ou rr.
          _ Diferenciar quando se usa rr e r nas palavras.

  2. MATERIAL UTILIZADO
           Livro didático, Livro paradidático, data shou, vídeo, notebook, xeróx, cartazes, 
           jogo quem escreve sou eu.

  3. CONTEÚDO
      Mig o descobridor 

   4. METODOLOGIA

          - Leitura do livro "Mig o descobridor".
          - Introdução do tema entregando aos alunos a letra da música "Aquarela".
          - Convidar os alunos a assistir um vídeo com a musica "aquarela".
          - Pedir para que os alunos circulem na letra da música as palavras com a letra R.
          - Pedir que listem todas as palavras que circulam.
          - Fazer indagações que leve o aluno a descobrir regras da letra R. 
            a) Em quais das palavras citadas no texto encontramos a letra R entre as           
                vogais? 
            b) O R está no meio da quais letras? 
            c) Em qual palavra o som do R é mais fraco?
            d) Ou mais forte?
          - Em um cartaz registrar com os alunos as palavras listadas anteriormente 
             classificando-as em R inicial, R duplo, R brando e R no final da sílaba.
          - Utilizar o jogo"Quem escreve sou eu" para consolidar as correspondências
             gramofônicas das palavras.
          - Resolver exercício de fixação utilizando xerox.

   5. AVALIAÇÃO
            Participação e desenvolvimento durante as atividades.



       

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