sábado, 28 de dezembro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TITULO: "COME COME"
TEMAS TRANSVERSAIS: Ética, cidadania, ciências, diálogo e respeito.

1. JUSTIFICATIVA
Quando uma sequencia didática se aproxima da realidade do aluno valorizando a sua vivencia do cotidiano, as chances de se obter melhores resultados aumentam consideradamente. A proposta de trabalho com sequencia didática torna as aulas mais claras, atrativas e dinâmicas, além de desenvolver a linguagem oral e escrita.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL
 Preparar as crianças para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa, garantir uma relação mais afetiva entre professor (a) e aluno (a) e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Explorar a linguagem oral e escrita;
- Participar de atividades lúdicas e recreativas que possibilitem o aprimoramento de expressão gestual e corporal;
- Classificar os animais que aparecem no contexto do livro;
- Estabelecer as diferenças existentes entre os animais domésticos e selvagens;
- Descrever as características físicas dos animais: Domésticos e selvagens.
- Compreender a importância dos animais para a sobrevivência dos seres humanos.
- Demonstrar atenção e interesse nas  atividades que envolvam leitura;
- Estabelecer as relações existentes entre grafemas e fonemas na composição de palavras e textos;
- Expressar-se oralmente demonstrando clareza, coerência, sequencia lógica e consistência argumentativa;

3. CONTEÚDO
Leitura ( texto informativo, poema, banner, conto clássico), produção de texto, alfabeto móvel, jogo da forca.

4. MATERIAL NECESSÁRIO
Livros paradidáticos, figuras de animais, cartaz, banner, xerox, alfabeto móvel, CD, Som, quadro branco, pincel, cola, tesoura.

5. METODOLOGIA

1ª ETAPA
Pedir que as crianças sentem em círculo.
O professor deve fazer a predição da leitura mostrando a capa do livro e fazendo alguns questionamentos como: 
a) De que vocês acham que vai falar a história? ( possíveis resposta "de respostas "de comida", " de animal" etc.
b) Por que?
O professor deve ler a história focando cada animal e sua ação.
O professor faz uma interpretação oral com os seguintes questionamentos:
- Qual é o título da história?
- De que fala o texto?
- Quem é o autor do texto?
- Os animais aparecem no texto agrupados de que maneira?
- O que as galinhas estão fazendo? E a raposa?
- O que foi possível perceber?
- Como funciona a cadeia alimentar?

2ª ETAPA
Iniciar com uma roda de conversa perguntando:
- Vocês tem algum animal em casa?
- Qualquer animal pode ser criado em casa?
- Os que não são criados em casa onde moram?
- Que cuidados precisam ter com os que criamos em casa?
- E os que não são, como são chamados?
Em seguida formar grupos, entregar figuras de animais para cada grupo e pedir que selecionem classificando-os em domésticos ou selvagens. Depois pedir que colem formando dois painéis (selvagens e domésticos).
Fazer coletivamente uma lista com o nome dos animais dos painéis, explorando as relações existentes entre grafemas e fonemas. 

3ª ETAPA
- Apresentar um cartaz com informações dos animais selvagens.
- Apresentar um banner com figuras de animais em extinção. 
- Construir uma ficha técnica dos animais descrevendo as características físicas de cada um.
- Pedir aos alunos que escolham um animal para construir sua ficha biográfica.
- Fazer a leitura de um texto informativo ( Direitos dos animais).

4ª ETAPA
- Entregar para os alunos em dupla o alfabeto móvel.
- Pedir que eles formem nomes de animais selvagens.
- Escrever no quadro branco os nomes dos animais formados pelos alunos, depois fazer a leitura com os alunos fazendo relação entre grafema e fonemas.
- Jogo da forca.
- Pedir que os alunos escolham um dos animais citados por eles. Entregá-los uma folha de papel ofício e pedir que eles produzam uma rima. 
- Juntar os versos e confeccionar um livro. Título:  "Os animais são nossos amigos"

5- AVALIAÇÃO
Ao longo da sequencia , observar a participação dos alunos. Analisar o quanto cada aluno avançou em relação ao conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.















Nenhum comentário:

Postar um comentário